CODE KIDS

A empresa Code Kids especializada em ensino de programação e robótica firma parceria inédita com a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), por meio da Escola Municipal José Geraldo Guimarães (JGG), no bairro Pacaembu, beneficiando cerca de cento e vinte crianças de Uberaba. “Estamos levando o conceito de matemática e português no meio do nosso ensino para potencializar e melhorar o desempenho escolar. O trabalho começou em março e termina em julho de 2018” explica o sócio da Code Kids Guilherme Romero.

A empresa Code kids foi apresentada para a Escola JGG e o Detic por uma ação do Parque Tecnológico de Uberaba, que tem como papel articular interações entre empresas, Universidades, Centros de Pesquisas e Governo, em uma reunião agendada no ParqueLAB Mezanino onde a empresa Code kids pode apresentar seu trabalho realizado junto à comunidade uberabense para o Detic e a Casa do Educador que já buscavam alternativas para incrementar o ensino tecnológico no quadro de atividades das empresas.

Segundo a gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende, as empresas que desejarem interagir com Universidades, Centros de Pesquisas e Instituições Públicas podem procurar o Parque Tecnológico de Uberaba para que esses encontros sejam articulados, sendo sempre muito produtivos para a sociedade e através desses encontros nascem novas ideias, projetos, processos e serviços.

“Está sendo maravilhoso a parceria com a PMU porque estamos envolvendo os pedagogos da escola e professores com a nossa equipe levando tecnologia para potencializar a educação das crianças. Isso é o mais fantástico de tudo, todos aprendendo juntos e levando a tecnologia como uma ferramenta de potencializar a educação.” ressalta Guilherme Romero.

Além da Escola JGG, o projeto tem também como apoiadores a Casa do Educador e o Departamento de Tecnologia e informática Educacional da PMU (Detic). Serão atendidos alunos de dois  9º ano, um 5º ano e um 3º ano. “O Projeto conta com o envolvimento da equipe gestora, professores regentes, professores de informática e Detic. O Projeto visa contribuir de modo significativo no processo de ensino/aprendizagem. Contribui amplamente para o raciocínio lógico -matemático, trabalho em equipe, linguagens e programação. É um projeto dinâmico que envolve todos conteúdos curriculares” explica Juliana dos Santos Borges, coordenadora pedagógica do Detic.

“O trabalho está sendo muito positivo. Existe um planejamento que contribui para o sucesso do projeto. Percebe-se uma interação entre pares e isso é fundamental para o alcance dos objetivos.” explica Regina Paroneto, chefe do Departamento de Formação Continuada da Casa do Educador

Avaliações estão sendo feitas para acompanhar o desempenho das crianças e analisar a evolução e o resultado do projeto para posteriormente ser aplicado em outras escolas do município. “É um projeto diferenciado em Uberaba. A Escola JGG foi escolhida por ser uma escola modelo na cidade com espaço físico e recursos tecnológicos apropriados para a execução do projeto. A escola alcança os objetivos para a execução do projeto com laboratório de informática, lousa digital e projetor, disponibilizados durante as aulas.” explica a coordenadora do tempo integral 2 da Escola JGG, Alexandra Costa Barbosa.

Sobre Code kids

A empresa uberabense Code Kids, dos proprietários Guilherme Romero e Gustavo Moreira,  começou as atividades em 2015 como uma iniciativa social de ensinar tecnologia para o maior número possível de crianças. Em 2018, a empresa já atende alunos, pais e interessados em aprender as habilidades do futuro utilizando ensino de lógica de programação por meio de construção de jogos e robótica, aumentando o engajamento e a responsabilidade dos alunos.

logo_code_kids_0Sobre o Detic (Departamento de Tecnologia e informática educacional da PMU)

O Departamento garante o apoio e suporte técnico no desenvolvimento de softwares educacionais e administrativos; assessora pedagogicamente as unidades escolares no que se refere ao uso das tecnologias da informação e comunicação; realiza a montagem física e lógica dos Laboratórios de Informática e de Mesas Pedagógicas, assim como garante o suporte e a manutenção dos equipamentos instalados nesses laboratórios, acompanha e avalia o planejamento de atividades de relevância educativa curricular. Ainda no departamento existem duas seções: Seção de Apoio Pedagógico à Informática Educacional, que realiza o assessoramento técnico-pedagógico “in loco” aos docentes e à equipe pedagógica de todas as unidades escolares; otimiza a utilização dos recursos tecnológicos da informação e comunicação no processo ensino aprendizagem e a Seção de Suporte Tecnológico na qual  realiza a implantação dos Laboratórios de Informática e de Mesas Pedagógicas no que se refere à estrutura física e lógica, implanta redes locais (Intranet) em todas as unidades ligadas à Rede Municipal de Ensino, garante o suporte e manutenção dos equipamentos instalados nestes laboratórios. Para mais informações no telefone: 3318-0757 e o e-mail: detic@uberabadigital.com.br

 Sobre a Casa do Educador

A Casa do Educador Profª Dedê Prais é uma das instituições que faz parte do Parque Tecnológico de Uberaba. Instituída em 2014, essa Casa tem por finalidade promover a formação continuada dos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino por meio do desenvolvimento de atividades de estudo, socialização de experiências bem-sucedidas, encontros para discussão e reflexão sobre a prática pedagógica, ofertando cursos de extensão e aperfeiçoamento por meio de parcerias com Instituições de Ensino Superior- IES.

 Nesse espaço, idealizado e inaugurado no ano de 2016, para as atividades do Polo da Universidade Aberta do Brasil-UAB – em parceria com as IES, para oferta de cursos de graduação e pós-graduação para os profissionais da Rede Municipal de Ensino e da comunidade em geral. O Polo UAB conta com amplas salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca e teatro de arena, que também são utilizadas nas atividades da Casa do Educador.