Campus Parque Tecnológico do IFTM tem novo Diretor

                                                                                  Uberabense Marcelo Ponciano assume diretoria do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico

Com Know-How na área de educação, Marcelo Ponciano da Silva, é formado em Informática Biomédica pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto e com mestrado e doutorado também pela USP em São Carlos na área de Ciências da Computação aplicado à área médica. Foi coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFTM e também do DINTER (Programa de Doutorado Interinstitucional voltado para a formação de professores da instituição), uma parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) com a Universidade Federal de Uberlândia. Possui trabalhos de pesquisas sendo desenvolvidos nas áreas de Processamento de Imagens e Tecnologias para a Educação. Em 2010 entrou para o IFTM como professor efetivo de Engenharia de software e Processamento Digital de Imagens. Através de um convite realizado pelo reitor Roberto Gil Rodrigues Almeida, Marcelo assumiu a diretoria do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico em 15 de fevereiro de 2018. Além de Diretor Geral do Campus é também professor e orientador no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da rede federal de ensino.

A expansão do Campus está entre os planos futuros na gestão do novo diretor: “Queremos ampliar as ofertas e cursos oferecidos pelo Campus. Vamos começar a construir nosso plano institucional este ano para 2019/2023. A princípio nós queremos consolidar os cursos que já oferecemos e crescer com relação a oferta de novas turmas, tanto presencial quanto à distância. Nós já temos cursos oferecido à distância através dos programas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Rede E-TEC, mas temos a intenção futura de institucionalizar a educação à distância, aplicando todo o conhecimento já adquirido nos últimos anos. ” Sobre o sucesso do Mestrado, o diretor revela que muito provavelmente terão no IFTM outros mestrados em rede. A intensão é abranger o portfólio de mestrados nas áreas da tecnologia, desenvolvimento e computação, para efetivar exatamente uma das missões do instituto que é a verticalização do ensino.

Com perfil jovem, engajado e muito família, Marcelo Ponciano da Silva, casado e pai de quatro filhos, compreende o tamanho da missão que tem pela frente e cita uma das suas frases preferidas: “Sem sacrifício não há benefício”, de autoria desconhecida, mas sábia.

Sobre o Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, o qual é formado pela Unidade I, situada à Rua Florestan Fernandes, 131 e pela Unidade II, situada à Avenida Edilson Lamartine Mendes, 300. Oferece cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Computação Gráfica, Eletrônica e Manutenção e Suporte em Informática; Cursos de Graduação Presencial: Bacharelado em Engenharia da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Cursos de Graduação a Distância: Licenciatura em Computação, Licenciatura em Letras – Português e Licenciatura em Matemática; e o curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. A Unidade I é composta por 2 blocos de salas de aula e laboratórios, 1 bloco administrativo, 1 Anfiteatro para 400 pessoas, 1 quadra poliesportiva, 1 cantina, 1 biblioteca e 5 quiosques. E a Unidade II são 2 blocos com salas de aula, laboratórios e administrativo, 1 auditório para 100 pessoas e 1 cantina. Para mais informações no site: http://www.iftm.edu.br